Rua Dona Luiza, 519, Centro - Patos de Minas/MG

(34) 3823-3847 / 3825-3845

Inovações no trânsito avançam na direção da segurança e mobilidade

A bicicleta tem ganhado cada vez mais força entre os brasileiros como uma alternativa para evitar os engarrafamentos, muitas vezes enfrentados diariamente para se locomover em grandes cidades. Não à toa, as autoridades estão tentando incentivar o seu uso além de implementar condições para que os ciclistas tenham mais segurança. Com o aumento da demanda de pessoas que buscam na “magrela” uma melhor qualidade de vida, algumas iniciativas promovem soluções sustentáveis e geram uma complementação na renda mensal.

Um exemplo dessa criatividade é o aplicativo de compartilhamento remunerado de bicicleta Everbike, disponível para a cidade de Florianópolis e considerado uma boa opção de modelo de mobilidade urbana. Com a ferramenta, os usuários podem incluir suas bikes nesse sistema de aluguel e, após receberem um kit para fixação e instruções, podem deixa-las em local público de sua escolha para que os interessados rastreiem as mais próximas.

A segurança tanto do pagamento quanto da devolução da bicicleta acontece graças ao sistema de pagamento on-line PayPal. Por meio dele, é feita uma pré-autorização no cartão de crédito de quem alugou a bike e, a partir disso, o próprio aplicativo fornece uma senha para destravar a bicicleta. Com o custode R$ 9,90 por hora de uso, o Everbike está disponível para smartphones Android e o locatário é quem define o local da devolução.

Outra ideia que ainda está ganhando fôlego em São Paulo é o auxílio financeiro de empresas aos empregados que optam pela bicicleta como meio de transporte até o trabalho. Ainda em trâmite na Câmara Municipal, a iniciativa pretende oferecer uma ajuda de R$ 50, por meio do Cartão Ciclista, para aqueles que utilizam a bicicleta pelo menos três vezes na semana. Esse incentivo será feito para que os que pedalam possam investir na manutenção de suas bikes, na compra de acessórios e até mesmo de uma nova bicicleta.

As empresas não serão obrigadas a aderir ao Programa Bike SP, mas as instituições que participarem ganharão alguns benefícios, como deduções no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), caso 30% do total de seus funcionários tiverem o Cartão do Ciclista.

Além de unir mobilidade urbana com criatividade, ideias como essas contribuem para cidades mais sustentáveis e proporcionam mais qualidade de vida!

Fonte: Viver no Trânsito Seguro

Fale Conosco

Rua Dona Luiza, 519, Centro - Patos de Minas/MG

por telefone: (34) 3823-3847 / 3825-3845

por e-mail e-mail: contato@cfcuniao.com.br

ou preencha o formulário em nossa página de contato

Mídia

Assine nossa Newsletter

Quer receber novidades?
Assine nossa newsletter.