Rua Dona Luiza, 519, Centro - Patos de Minas/MG

(34) 3823-3847 / 3825-3845

Direção Defensiva - Salvando vidas

Direção Defensiva - Salvando vidas

Você sabia que 95% dos acidentes de trânsito são evitáveis?

// Por Wilson Pereira de Lelis

Essa informação surpreende a todos, principalmente aqueles que já se envolveram em algum acidente.

Muitas vezes uma simples atitude basta pra evitar acidentes comuns no trânsito, a Direção Defensiva.

Veja algumas dicas:

- No trânsito lento, seja em avenidas ou mesmo nas estradas, o ideal é conduzir o veículo preservando sempre a visão dos pneus traseiros do veículo da frente (distância segura).

Nesta situação é comum o motorista “colar” na traseira do outro veículo, mal conseguindo ver a placa da frente, muito menos os pneus traseiros do veículo.

Essa simples atitude evita vários problemas:

- Se o motorista que estiver atrás de você, perder o freio ou se distrair, você tem chance de evitar a colisão, saindo um pouco com o carro para a distância que você havia deixado;

- Se o trânsito realmente parar, o que é comum em congestionamentos, o motorista que pratica a Direção Defensiva tem como mudar de faixa de rolamento e seguir seu caminho. Já aquele que estava com tanta pressa (colado no veículo da frente), estará preso sem ter como sair da situação;

- Em caso de assaltos em congestionamento, tenha certeza:

o assaltante sempre irá abordar o motorista que não tiver como sair da situação, ou seja, aquele que tomar a distância de segurança não será atraente para o suspeito.

Na chuva, o número de acidentes aumenta por volta de 50% devido à falta de aderência e também de visibilidade. Os primeiros pingos de chuva ou a garoa não formam volume de água suficiente para tirar da via a poeira, o óleo ou resíduos de borracha que se acumulam com o tráfego.

Como resultado, nos primeiros momentos de chuva a pista fica extremamente escorregadia e aumenta consideravelmente o número de acidentes.

Por isso, devemos diminuir a velocidade sempre que está chovendo, isso também é Direção Defensiva.

Quando a chuva é mais intensa, os pneus perdem o contato com a pista, pela formação de uma camada de água entre o pneu e o solo. Este fenômeno é conhecido por aquaplanagem e pode ocorrer em velocidade acima de 50km/h, fazendo com que o veículo fique totalmente desgovernado.

Outra situação de acidente comum e, desta vez, mais intenso são os acidentes que ocorrem à noite.

Em função do grande número de assaltos, os condutores justificam a infração de passar pelo semáforo vermelho como uma medida de evitar esse problema.

Precisamos repensar essa atitude, pois estamos fugindo de um problema – o assalto - e gerando outro - um grave acidente.

O ideal é simples: À noite, ao ver o sinal vermelho, diminua a velocidade do veículo para não chegar no cruzamento com o sinal ainda vermelho; e mesmo depois que ele fique verde, passe na velocidade de controlar a situação se, no cruzamento, o motorista da via lateral passar pelo sinal vermelho, isso é Direção Defensiva.

Quando o motorista assume a postura da prática da Direção Defensiva e seu dia a dia, torna possível a redução do número de acidentes ou, pelo menos, alivia suas conseqüências.

E, se pararmos para pensar, mesmo quando a culpa foi do outro condutor, dirigir com consciência e responsabilidade traz ganhos para todos, uma vez que evitamos todos os transtornos e, muitas vezes, as tristezas que um acidente traz, por isso, nunca é demais lembrar, pratique a Direção Defensiva.

Fale Conosco

Rua Dona Luiza, 519, Centro - Patos de Minas/MG

por telefone: (34) 3823-3847 / 3825-3845

por e-mail e-mail: contato@cfcuniao.com.br

ou preencha o formulário em nossa página de contato

Mídia

Assine nossa Newsletter

Quer receber novidades?
Assine nossa newsletter.